sexta-feira, 6 de março de 2009

Crise?!

Sophia estava muito feliz com a viagem, iria ver os pais e sentia que o marido estava muito feliz também, pois iria rever um amigo de infancia. Junto a Sophia e Diego iriam viajar Amanda e David Vespertet, Débora Summer e os integrantes dos Obliviadores que marcaram turnê pela frança e Arion Geoffrey.
As semanas passaram voando até a data da viajem, e enfim o dia chegou. Ansiosos eles embarcaram num jatinho particular do ministério, os primeiros raios de sol apontavam no horizonte.
Antes mesmo que o jato partisse, os primeiros exemplares do profeta diário já circulavam com a manchete:

"Será que alguem liga para a crise no Ministério?"

O Primeiro-ministro, Diego Blanc, foi de férias, com a família (e amigos segundo fontes confiáveis), para uns dias de sossego, em terras da França. Vai visitar o Ministro Francês, dizem. Vai, aliás exercer um direito que, efetivamente e rigorosamente, é seu. Nada a dizer sobre isso, pois.
Só que, e é aqui que quero chegar, há qualquer coisa que me parece importante referir. Há qualquer coisa que me faz uma certa confusão.
Para já, devo dizer que nada há que se aponte a Diego Blanc no que se refere a questões de legalidade dos seus atos. O cidadão Diego Blanc pode perfeitamente ir passar as suas férias onde muito bem lhe apeteça. E ninguém tem rigorosamente nada a ver com isso. Questão arrumada, assim.
Mas o cidadão Diego Blanc é o Primeiro-ministro da Inglaterra. É o Primeiro-ministro de um Governo que está a impor, com toda a legitimidade democrática, diga-se, uma política de contenção, de rigor, de fiscalização, de redução da despesa pública (com tudo o que isso implica, desde os aumentos de impostos, à redução do poder de compra dos cidadãos, por exemplo). Nos tempos que correm, de fato, ou tomamos medidas capazes de nos trazerem melhor futuro, ou mais negro ele será. E com isto, não estou, nem a justificar, nem a criticar as medidas encetadas pelo Governo. Outras oportunidades virão, para isso.
Por isso, eu, se fosse Primeiro-ministro de um Governo que estivesse a pedir aos seus cidadãos para apertarem – e bem – o cinto, porque os tempos são de grifos magros (quase esqueléticos), não sairia de cá. Tirava uns dias de férias, porque o descanso é bem necessário a quem trabalha, mas não sairia de cá. Existem por cá muitos locais apropriados. Não por uma questão de legalismos. Não por uma questão de miserabilismos. Mas por uma questão de convicção. De coerência. De ética, se calhar. Até para dar o exemplo.
Era o que eu gostaria de ver o meu camarada e Primeiro-ministro, Diego Blanc, fazer.


Entrevistamos ontem o mais novo Assistente do Ministro Blanc, Dênis Creevey, com explicações do que está acontecendo aqui na Inglaterra, com exclusividade para o Profeta Diário


Jennifer: Boa Noite senhor Creevey
Dênis_Creevey: Boa noite, Srta. Skeeter. No que posso te ajudar?
Jennifer: Bom… Eu sou a repórter do Profeta Diário nessa matéria e gostaria de fazer algumas perguntas ao senhor, o senhor nos cede seu tempo precioso?
Jennifer: Algumas perguntas que eu gostaria e de que fossem respondidas e de que o povo gostaria de saber.
Dênis_Creevey: Claro, estou a seu dispor agora. Responderei as perguntas as quais estou apto para responder.
Jennifer: O que o senhor pode nos dizer sobre o que anda acontecendo no Ministério?
Dênis_Creevey: Baratas assassinas entraram no Ministério e causaram uma infestação. Por este motivo, o Ministério foi fechado temporariamente para dedetização. (risos) Brincadeira! O que ocorre é que os trouxas estão passando por uma chamada Crise econômica no momento e isto tem afetado também o mundo mágico, por isso o ministro tomou a decisão de impor a politica de contentação a qual estamos sujeitos.
Jennifer: O que o senhor pode-me dizer sobre Draco Malfoy?
Dênis_Creevey: Draco está muito feliz com as férias do ministro, também não é para menos, assim que o ministro decolar o ministério estará nas mãos dele.
Jennifer: É? E o senhor saberia me dizer o que ele pretende fazer enquanto o ministro viaja?
Dênis_Creevey: Boa coisa não vai ser! - Por favor não coloque isto na edição posso perder meu emprego. (risos). Malfoy se voltou contra o Ministro, dizendo que o modo que ele governa é desprezível, e que não concorda com o que está sendo feito.
Jennifer: Senhor Dênis, e até quando esta crise vai durar?
Dênis_Creevey: Não se sabe ao certo, mas o Ministério já está tomando conta de tudo, e logo os ministeriais apresentarão seus projetos e soluções.
Jennifer: E se as soluções encontradas de nada servirem, o ministro está ciente desta possibilidade?
Dênis_Creevey: Nenhuma possibilidade é descartada pelo Ministro, o Sr. Blanc não demonstra mas está muito apreensivo perante a crise. Inclusive neste momento está numa reunião com a Confederação Internacional dos Bruxos. Quer deixar algumas pendencias resolvidas antes da viagem.
Jennifer: Muito obrigada senhor Creevey
Jennifer: Agradeço pelo seu tempo em disposição para o Profeta.
Dênis Creevey: Disponha donzela Skeeter.


Seria essa apenas uma fase ruim no Ministério da Magia? Até onde vai a competencia de nosso Ministro? Será que Malfoy adminstrará bem as coisas? Acompanhem no Profeta Diário!



Por: Jennifer Skeeter.