A Grifinória

Significado do grego "Grifos" nome dado à uma criatura fantástica com corpo de leão e cabeça de águia



Seu fundador foi Godric Gryffindor, um homem de muita bravura e coragem, que também são as características principais dos alunos selecionados para essa casa. Godric possuía uma espada que aparece no fim do segundo livro "Harry Potter e a Câmara Secreta". Como essa é a casa a que Harry Potter pertence, seu Salão Comunal é o único que foi descrito com muitos detalhes (mas o Salão Comunal da Sonserina também foi descrito em Harry Potter e a Câmara Secreta), e seus membros ganham toda a atenção. O Salão Comunal está localizado em uma das torres do castelo, no sétimo andar, e é guardado pela pintura da Mulher Gorda, que somente permite a entrada se a senha, escolhida no começo do ano letivo (que muda constantemente), correta for dada. Atrás da pintura há uma grande sala, com uma lareira e duas escadas que levam aos dormitórios masculino e feminino. De acordo com J.K. Rowling, a Grifinória corresponde ao elemento fogo, que talvez seja a razão de suas cores.

Os Grifinórios são depreciados pela casa Sonserina. De acordo com Fineus Nigellus Black, porque eles salvam a pele dos outros e não a de si mesmos.

Dados

Fundador: Godric Gryffindor, ou o "Valente Gryffindor das Charnecas".
Símbolo: Leão, que representa a coragem e lealdade.
Cores Oficiais: Vermelho e dourado, que representam o elemento fogo.
Professor responsável: Minerva McGonagall, professora de Transfiguração.
Fantasma: Sir Nicholas de Mimsy-Porpington. Mais conhecido com Nick Quase-sem-Cabeça, o nobre faleceu em 31 de Outubro de 1492, com nada menos que 50 machadadas no pescoço. Curiosamente, sua cabeça está presa por um, e apenas um, nervo ao resto do corpo.
Uniforme de Quadribol: Vermelho

Godric Gryffindor


Foi um grande feiticeiro que, em conjunto com Salazar Slytherin, Rowena Ravenclaw e Helga Hufflepuff fundou a Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. Ele acreditava que qualquer pessoa que possuísse habilidades mágicas e grande bravura e coragem deveria ser aceito em Hogwarts. Entretanto, o seu grande amigo, Salazar Slytherin, tinha uma idéia diferente. Para Slytherin o ensino da magia deveria ser restrito aos integrantes de famílias inteiramente de bruxos, não admitia que nascidos trouxas ou mestiços fizessem parte da escola, o que contrariava as concepções de Griffyndor e dos outros dois Fundadores. Slytherin então saiu da escola, deixando uma câmara secreta com um Basilisco dentro.

"Para Gryffindor os valentes eram prezados acima de todo o resto; (...) Casa onde habitam os corações indômitos. Ousadia e sangue-frio e nobreza destacam os alunos da Grifinória dos demais"

Chapéu Seletor


Quando Hogwarts foi criada, os fundadores criaram as quatro casas para separar os alunos. Com o tempo, os fundadores ficaram imaginando como eles fariam para selecionar os alunos depois que já não estivessem por lá. Foi Gryffindor que teve a idéia de utilizar um Chapéu Seletor que era, na verdade, seu próprio chapéu de bruxo. Cada um dos fundadores o enfeitiçou para que absorvesse um pouco de cada uma de suas personalidades e características, e assim todos os alunos que vieram depois da morte dos fundadores são escolhidos através do Chapéu Seletor.

Fonte: Wikipédia